
AS RAIZES HISTÓRICAS DA DISLEXIA
O CASO DE PERCY F, DE 14 ANOS
Relato do aluno:
No século passado, Pingle Morgan, médico inglês, atendeu a um garoto de 14 anos que lhe declarou o seguinte:
“ Não compreendo o que tenho: sou inteligente e tenho facilidade para matemática; se o professor levasse em conta apenas minhas respostas orais, eu seria o primeiro da classe; mas, infelizmente, sou o último, pois mesmo os meus colegas pouco dotados aprendem sem dificuldade o que eu, apesar de todos os meus esforços, não consigo: ler e escrever”
[MORGAN, W.A. A case of congenital Word blidnesse. British Medical Journal, 1896, 78, 2-13.]
Fonte: HOUT, Anne Van, ESTIENNE, Francoise. Dislexias: descrição, avaliação, explicação, tratamento. 2ª Ed. Tradução de Cláudia Schilliong. Porto Alegre: Artmed, 2001. p.18
Relato do médico:
“Ele sempre foi um menino brilhante e inteligente, rápido nos jogos, e em nenhum aspecto inferior aos colegas da mesma idade.
Sua grande dificuldade foi – e permanece – sua incapacidade de ler.
Está na escola ou sob a supervisão de alguém desde os 7 anos, e muito tem sido feito para ensiná-lo a ler, mas, apesar do treinamento trabalhoso e persistente, é só com dificuldade que ele consegue soletrar palavras de uma sílaba.
Depois testei sua capacidade de leitura de números e descobri que fazia tudo com facilidade. Leu rapidamente o seguinte: 785, 852, 017, 20, 969, e resolveu corretamente: (a = x) = a² - x²... Ele diz gostar de aritmética e não ter dificuldade com ela, mas que palavras impressas ou escritas “não têm significado para ele”, e o exame que fiz com ele me convenceu de que sua opinião é correta...Ele tem o que [Adolf Kussmaul [neurologista alemão] chamou de “cegueira verbal”...
Eu poderia acrescentar que o menino é esperto e de inteligência média em seus diálogos. Seus olhos são normais...e sua visão é boa. O professor que lhe ensinou durante alguns anos diz que ele seria o menino mais bem preparado da escola se o ensino fosse totalmente oral”
Fonte: SHAYWITZ, Sally. Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Tradução de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2006. p.25)
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